Nos primeiros 20 dias de julho, as reclamações sobre interrupção no fornecimento de água em Ourinhos caíram 40% em relação ao mesmo período do mês passado. As telefonistas da SAE receberam 124 queixas de moradores, contra 304 registradas em junho. Os números do atual mês são comparáveis aos de abril quando foi registrado o menor índice de reclamação.
A interrupção no fornecimento de água ocorre quando as bombas dos reservatórios queimam ou passam por manutenção preventiva. O problema temporário também ocorre durante conserto de vazamentos na rede de distribuição. Equipes da SAE atendem cerca de 200 chamados desse tipo por mês. Um reservatório residencial assegura o abastecimento durante interrupções para manutenção na rede. Por isso a lei determina que o morador instale uma caixa d’água.
Os dados referentes à interrupção do fornecimento de água começaram a ser colhidos em dezembro de 2020, como uma forma de melhorar o atendimento ao público e desencadear planos para retomar o serviço o mais rápido possível.
A falta d’água que assolou Ourinhos em 2019 foi revertida após ações tomadas pela nova superintendência da SAE. A primeira medida foi fazer uma intervenção nos filtros da ETA (Estação de Tratamento de Água), ampliando a produção. Trabalhos de conscientização sobre o desperdício e o Plano de Combate à Perda D’água também surtiram efeitos positivos. Recentemente a SAE iniciou o monitoramento em tempo real 24 horas dos principais reservatórios de água. Isso agiliza a tomada de decisões para impedir que bairros inteiros fiquem com o fornecimento de água interrompido por longos períodos de tempo.