SAE Ourinhos

Notícias

Ação de Combate à Perda D’água substitui 3,5 mil hidrômetros em Ourinhos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A SAE (Superintendência de Água e Esgoto) substituiu ao longo do mês de junho 457 hidrômetros defeituosos em residências de Ourinhos. Desde o início do ano 3.479 equipamentos já foram trocados e a meta é instalar mais 1 mil até o final de 2021, totalizando 5 mil novos equipamentos. A substituição de hidrômetros defeituosos não tem custo para os consumidores. Estão sendo substituídos medidores parados, quebrados e que não atendem as especificações técnicas. São hidrômetros que registram consumo zero de água e que causam prejuízos aos cofres da SAE, impossibilitando novos investimentos. A ação integra uma série de medidas adotadas pela autarquia para combater a perda de água no município.

A SAE lembra que, de acordo com as normas os hidrômetros devem ser trocados a cada cinco anos para que a medição de volume de água continue sendo precisa. A autarquia pede a colaboração da população, facilitando o acesso dos funcionários. Todos estão devidamente uniformizados e identificados com crachá. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3302-1000.

MAIS AÇÕES

Recentemente, em mais uma ação para o combate à perda d’água em Ourinhos, a SAE (Superintendência de Água e Esgoto) adquiriu dois Geofones, aparelhos eletrônicos que funcionam como uma espécie de ultrassom para detectar vazamentos ocultos subterrâneos. O objetivo é percorrer os bairros para detectar vazamentos e consertá-los, ampliando a eficiência de abastecimento de água. Desde o início da atual gestão a SAE vem tomando medidas para aprimorar a distribuição, combatendo a perda de água no município.

CONTROLE DE PERDAS

Recentemente a SAE criou um setor específico de combate à perda d’água com equipes que agora atuam em dois períodos. Pela manhã e durante a tarde fiscais percorrem os bairros da cidade para averiguar denúncias de hidrômetros adulterados. Os denominados “gatos” para burlar a medição são frequentes. Cerca de 20 ocorrências são registradas por mês. Além de ter a água cortada e responder criminalmente, o infrator é multado. Só no ano passado mais de 280 autuações foram aplicadas.

EQUIPE AMPLIADA

Com equipe ampliada e fiscalização mais rigorosa, a SAE já encontrou o primeiro semestre deste ano cerca de 200 fraudes em hidrômetros. Entre as adulterações mais comuns estão arames travando o medidor e hidrômetros invertidos. O furto de água está entre as principais causas da perda hídrica em Ourinhos. É água produzida e consumida sem pagamento, gerando prejuízos aos cofres da SAE.

Leia também