O trabalho de geofonia desenvolvido pela SAE já percorreu mais de 20 ruas no bairro Cohab detectando 16 vazamentos subterrâneos. O geofone funciona como uma espécie de ultrassom para descobrir vazamentos de água ocultos. A ação que começou em junho deste ano já percorreu mais de 100 quarteirões do Centro de Ourinhos. A equipe de geofonia da SAE atua duas vezes por semana no período noturno, em horários com menos interferência de ruídos.
Os geofones possibilitam identificar os locais exatos dos vazamentos facilitando a abertura das ruas e os consertos, ampliando a eficiência do abastecimento de água. O objetivo é percorrer de todos os bairros da cidade.
COMBATE À PERDA
Além da aquisição dos geofones, a SAE criou um setor específico de combate à perda d’água com equipes que agora atuam em dois períodos para averiguar denúncias de hidrômetros adulterados. O furto de água está entre as principais causas da perda hídrica em Ourinhos. É água produzida e consumida sem pagamento, gerando prejuízos aos cofres da SAE.