O trabalho de geofonia desenvolvido pela SAE já percorreu mais de 100 quarteirões do Cento de Ourinhos e, a partir de 8 de setembro, parte para a segunda fase do projeto, iniciando as ações nos bairros, a partir da Vila Perino. O geofone funciona como uma espécie de ultrassom para detectar vazamentos ocultos subterrâneos. A ação que começou dia 12 de junho identificou 12 vazamentos que já foram consertados. A equipe da SAE atua todas as terças e quintas-feiras, das 22h até meia noite, horário com menos interferência de ruídos.
Os geofones possibilitam identificar os locais exatos dos vazamentos facilitando a abertura das ruas e os consertos, ampliando a eficiência do abastecimento de água. O objetivo é percorrer de todos os bairros da cidade.
COMBATE À PERDA
Além da aquisição dos geofones, a SAE criou um setor específico de combate à perda d’água com equipes que agora atuam em dois períodos para averiguar denúncias de hidrômetros adulterados. O furto de água está entre as principais causas da perda hídrica em Ourinhos. É água produzida e consumida sem pagamento, gerando prejuízos aos cofres da SAE.
SUBSTITUIÇÃO
Este ano já foram substituídos cerca de 4,6 mil hidrômetros defeituosos em residências de Ourinhos. A ação integra o Plano de Combate à Perda D’água que, até dezembro deve trocar 5mil equipamentos que registram consumo zero de água. Serão substituídos os medidores parados, quebrados e que não atendem as especificações técnicas.