SAE Ourinhos

SAE divulga Relatório Anual da Qualidade da Água consumida no Município

A Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos está enviando a mais de 40 mil domicílios de Ourinhos  que possuem um hidrômetro instalado, o Relatório Anual da Qualidade da Água Consumida no Município referente ao ano de 2017. A divulgação é prevista na portaria  federal nº 2914/2011 do Ministério da Saúde que determina divulgação de informações detalhadas ao consumidor sobre a qualidade da água distribuída para consumo humano.

O material  impresso apresenta o resumo com os resultados de todas as análises da água feitas no ano de 2017 atestando que a água tratada e distribuída pela SAE atende integralmente aos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.

Comprometida em  garantir que a água que os ourinhenses consomem chegue nas torneiras atendendo ao padrão estabelecido de potabilidade, a SAE  mantém um rigoroso controle de qualidade com análises diárias de amostras coletadas em variados pontos da cidade. As analises consistem na verificação da turbidez, pH, cor, cloro, fluor e coliformes totais demonstrando as condições da água que os munícipes estão consumindo.

O tratamento da nossa água começa com de captação do líquido bruto no Rio Pardo que  segue até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde o processo tratamento é realizado seguindo posteriormente para distribuição.

O tratamento é feito em sete etapas sendo:  

– Precipitação da Dureza:  aplicação de produto químico capaz de reagir com a dureza da água facilitando a remoção de impurezas por meio de floculação.

– Floculação: é etapa na qual a água é submetida à agitação hidráulica para que as impurezas formem flocos maiores e mais pesados.

– Decantação: é o  processo que permite a remoção dos flocos maiores pela ação da força da gravidade.

– Filtração: possibilita a completa remoção dos flocos após a passagem da água decantada por         camadas de seixos rolados, areia e carvão.

– Desinfecção: adição de cloro à água para garantir a eliminação de bactérias.

– Fluoretação: adição de flúor à água para prevenção de cáries.

– Reservação: a água tratada segue para o reservatório e posteriormente é distribuída.

E assim, além de cumprir a legislação brasileira, a divulgação do relatório anual  das análises garante o compromisso da autarquia com a  transparência em todas as etapas dos trabalhos realizados para produzir uma água pura para ourinhenses.

Deixe um comentário

×