Servidores do setor de fiscalização da SAE percorreram nas últimas semanas os bairros Wanda Helena, Orlando Quagliato, Jardim Anchieta e parte da CDHU em ação de rotina para detectar vazamentos de água em galerias pluviais. O objetivo é reduzir o índice de perda d’água em Ourinhos. Durante a ação foram utilizados equipamentos de geofonia, que detectam vazamentos ocultos subterrâneos. O trabalho específico nas galerias pluviais se deve ao fato de que, muitas vezes um ramal de água estoura e a água do vazamento corre direto para as bocas de lobo.
A SAE promove série de trabalhos para coibir a perda d´’agua. Além da geofonia, a autarquia possui equipe de fiscalização para averiguar denúncias de hidrômetros adulterados, o que caracteriza furto. O furto de água está entre as principais causas da perda hídrica em Ourinhos. É água produzida e consumida sem pagamento, gerando prejuízos aos cofres da SAE.
Outra medida de combate às perdas é a substituição de hidrômetros defeituosos. Desde 2021 já foram substituídos mais de 10 mil equipamentos em Ourinhos.