A SAE de Ourinhos iniciou um importante processo de modernização do sistema de compras públicas. Na segunda semana de maio foi realizado o primeiro pregão eletrônico da história da autarquia. A prática atende a orientação da Nova Lei de Licitações. Até então as compras públicas eram feitas por meio de processos licitatórios com a presença de representantes de fornecedores na sede administrativa da SAE.
Segundo Luiz Fernando Frazon, gerente de licitações e contratos da SAE, a integração de todos os interessados é uma das principais características do processo eletrônico, uma vez que é uma das formas mais democráticas de participação em licitações.
“Independentemente de onde o licitante resida ou trabalhe, ele consegue participar de qualquer disputa. Sendo assim, basta ele ficar atento às regras, horários e datas, que devem estar registradas no edital, e participar on-line, onde quer que ele esteja. Além disso, o uso da ferramenta garante maior transparência e agilidade, uma vez que existe a apresentação de maior número de propostas e que os licitantes podem participar de qualquer lugar do Brasil”, explica.