SAE Ourinhos

Nível do Pardo volta a ficar baixo e forte calor ressalta a necessidade de economia de água

Após alívio trazido pelas chuvas da semana passada, o nível do Rio Pardo voltou a ficar abaixo de 1,20 metro, acendendo o alerta para a necessidade de economia de água em Ourinhos. O decreto que proíbe o desperdício de água no município completou um mês nesta segunda-feira (20) com mais de 120 pessoas notificadas ao serem flagradas lavando calçada, garagem e até veículos. A população está sendo orientada a usar água de forma consciente.

O infrator flagrado desperdiçando água será notificado. Em caso de reincidência, será autuado no valor que varia de R$ 1.051,80 a R$ 2.103,60. A multa será dobrada em caso de novo descumprimento do decreto. O infrator também pode ter a água cortada. Denúncias podem ser encaminhadas pelo telefone da SAE 3302-1000.

PARDO

O nível do Rio Pardo marcava 1,19 metro na manhã de segunda-feira (20). Se o nível chegar a 1 metro, a captação de água precisa ser paralisada para não queimar bombas e outros equipamentos. Isso pode afetar o abastecimento interrompendo o fornecimento de água para o município. Longo período de estiagem e forte calor são as principais causas da redução do volume das águas do Rio Pardo.

A previsão do tempo para os próximos dias não é animadora. Os termômetros devem registrar 37º C em Ourinhos na quarta-feira (22). Calor aumenta o consumo de água e caso o rio continue baixando pode não haver captação suficiente para repor a demanda. Isso vem preocupando os profissionais da Estação de Tratamento de Água, que pedem para a população economizar, utilizando água de forma consciente.

Deixe um comentário

×