VEJA AQUI O CRONOGRAMA DA COLETA SELETIVA
A Cooperativa Recicla, em parceria com a SAE (Superintendência de Água e Esgoto), recolheu ao longo do mês de abril 288 toneladas de materiais recicláveis em Ourinhos, ou quase 10 toneladas por dia. Desde o início do ano mais de mil toneladas foram levadas até a sede da Recicla para triagem e comercialização. O trabalho gera renda para 110 famílias que trabalham na cooperativa.
A coleta de reciclados também beneficia o meio ambiente já, que o material arrecadado deixa de ser levado à Central de Transbordo de Ourinhos, que recebe todo o lixo domiciliar da cidade.
A população pode colaborar com a coleta seletiva separando o lixo reciclável. A Recicla percorre mais de 80 regiões da cidade todas as semanas (veja aqui). Cada bairro tem dia e horário programado para a coleta. Entre os materiais que podem ser reciclados estão jornais, revistas, caixas de leite, latas, alumínio, garrafas, vidros e frascos plásticos.
ÓLEO
A coleta seletiva de lixo em Ourinhos não se limita apenas a materiais recicláveis. A Recicla e a também recolhe óleo de cozinha usado. Todos os meses cerca de 100 litros de óleo são coletados. O material é vendido para empresa especializada na produção do biodiesel, combustível que causa menos danos ambientais.
FAÇA A SUA PARTE
Separar o lixo contribui para a preservação do meio ambiente, já que os recicláveis deixam de ser destinados aos aterros sanitários junto com o lixo comum. Os recicláveis são reaproveitados, se transformam em outros produtos, evitando novos processos de extração de matérias-primas da natureza.
Recicláveis demoram anos, décadas e até séculos para se decompor no meio ambiente. Por isso, a importância da coleta seletiva. Os materiais de reciclagem não requerem muita energia para serem remanufaturados em comparação com a conversão de novas matérias-primas em produtos utilizáveis, portanto, gera economia.
Adotar essa ideia e ter ações diárias de reciclagem não requer mudanças de estilo de vida tão dramáticas como pode parecer à primeira vista. Geralmente, em uma casa ou empresa, há mais resíduos recicláveis do que não recicláveis.