As bases de cimento que irão acomodar a Nova Estação de Tratamento de Água de Ourinhos estão em fase final de execução e, até o final do mês de novembro, está prevista para começar a montagem dos equipamentos. Na manhã de sexta-feira (18) mais um carregamento de peças chegou ao local da obra. Na segunda-feira (21) um guindaste especial fará a locomoção dos módulos que compões a Nova ETA.
A Nova ETA será instalada, em terreno ao lado da ETA atual, na Vila Brasil e vai garantir o abastecimento de água em Ourinhos. Ao mesmo tempo vai possibilitar a recuperação da antiga ETA, que foi construída na década de 1960 e, desde então, não passou por reformas estruturais. As duas estações funcionando em conjunto serão capazes de produzir água para uma Ourinhos de até 200 mil habitantes. As obras são de responsabilidade da Bio G, empresa vencedora da licitação.
MODERNA
Com atributos semelhantes às convencionais estações de tratamento de água, a nova ETA possui tecnologia de ponta que alia automação, qualidade e praticidade. É formada por estações modulares de aço inox com baixo custo energético e capacidade de tratar elevados níveis de turbidez de água. O seu processo de purificação da água é composto por sistemas preliminares, coagulação, floculação mecanizada, decantação, filtração e desinfecção.
A Nova ETA é mais uma ação da Prefeitura de Ourinhos para ampliar o abastecimento de água no município. A obra surge da urgente necessidade de ampliação e atualização do sistema de tratamento de água em operação decorrente da defasagem do complexo que compõe a atual Estação de Tratamento de Água de Ourinhos. A instalação da ETA compacta, bem como o início de sua operação, é a primeira medida que deve ser tomada para impedir a ocorrência de desabastecimento de água em Ourinhos.