SAE Ourinhos

Notícias

Ação contra o desperdício de água já conscientizou mais de 500 consumidores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Mais de 500 consumidores já foram orientados pela equipe de fiscalização da SAE sobre os meios para se evitar o desperdício de água. O decreto municipal que proíbe o desperdício em Ourinhos completou 7 meses dia 20 de março (veja aqui). No período, moradores flagrados utilizando água de forma abusiva foram notificados e orientados a utilizar água de forma racional. Segundo os fiscais é comum encontrar em todas as regiões da cidade pessoas lavando quintal, a calçada ou veículo com a mangueira ligada.

O decreto contra o desperdício foi publicado dia 20 de agosto de 2021 em plena crise hídrica. A campanha de conscienização continua mesmo com o fim do verão, já que a estiagem deve perdurar nos próximos meses. O Rio Pardo no setor de captação e produção de água na Estação de Tratamento vem sendo monitorado diariamente. Se as águas ficarem abaixo de 1 metro, a captação precisa ser suspensa, provocando falta d’água em diversos pontos da cidade. Por isso a economia é fundamental.

EXCEÇÕES

Ficam de fora das regras do decreto municipal as atividades comerciais que comprovem a utilização de água como fonte de renda, como lava rápidos e obras da construção civil, por exemplo. Também estão autorizados os casos em que o uso da água sejam indispensáveis para a segurança ou saúde pública.

DENÚNCIAS

As denúncias sobre desperdício de água devem ser feitas pelo telefone da SAE 3302-1000 (mesmo número do WhatsApp), via e-mail atendimento@saeourinhos.com.br ou presencialmente na sede da autarquia, na Avenida Altino Arantes, 369, centro.

ALERTA

A SAE vem alertando constantemente a população sobre a crise hídrica enfrentada por dezenas de municípios em todo o país. Ao contrário de diversas cidades da região, em Ourinhos os reservatórios seguem cheios e são monitorados 24 horas. Mesmo assim é preciso economizar, já que durante o calor o consumo aumenta.

Leia também