SAE Ourinhos

Notícias

Água produzida pela SAE segue rigorosos processos de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A água produzida e distribuída à população de Ourinhos pela SAE (Superintendência de Água e Esgoto) segue rigorosos processos de qualidade atendendo integralmente aos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde. A SAE promove análises diárias de amostras de água coletadas em vários pontos da cidade. As análises consistem na verificação da turbidez, pH, cor, cloro, flúor e coliformes totais.

O Relatório Anual da Qualidade da Água Consumida no Município está disponível no site da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos (veja aqui). O material traz os detalhes das análises atestando a qualidade da água tratada e distribuída pela SAE para o consumo da população.

O tratamento começa com de captação da água no Rio Pardo, que segue até a ETA (Estação de Tratamento de Água), onde passa por diversos processos até a distribuição. A SAE lembra que a limpeza da caixa d’água e verificação dos encanamentos internos das residências é de responsabilidade de cada morador.

LABORATÓRIO MÓVEL

Há cerca de um mês a SAE iniciou os trabalhos do Laboratório Móvel, a mais recente aquisição da autarquia para aprimorar a análise da água consumida em Ourinhos. Todos os dias o veículo adaptado percorre diferentes bairros da cidade colhendo amostras de água em algumas residências. O resultado sai em dez minutos e pode ser acompanhado pelo morador da casa. Cerca de 120 amostras são coletadas mensalmente, em todo o sistema de distribuição, seguindo à risca as determinações do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária.

Antes do laboratório Móvel, as amostras colhidas eram transportadas até o laboratório da ETA (Estação de Tratamento de Água). Agora, além da agilidade, o resultado é mais fiel, já que a amostra não perde parte de suas características durante o transporte até a ETA.

TECNOLOGIA
Tecnologia de ponta utilizada no tratamento de água em Ourinhos gera economia de material, precisão nas dosagens de produtos químicos e o acompanhamento à distância de todo o processo. Por meio de um aplicativo no celular, o químico responsável pela ETA (Estação de Tratamento de Água) pode gerenciar e, se preciso, interferir no sistema que torna a água potável para todos os ourinhenses.

O sistema totalmente informatizado controla a aplicação de cloro e flúor, gerencia a turbidez da água e regula o pH (acidez) na captação e na saída da água, tudo à distância pelo aplicativo no celular.

A aplicação mais precisa de produtos químicos, elimina a intervenção do operador e impede o desperdício de materiais. A SAE testou a tecnologia durante seis meses e, em agosto de 2020, a implantou definitivamente na ETA.

Além de gerenciar o tratamento de água o sistema também emite um alerta quando ocorrem problemas, como falta de produto químico ou alguma outra falha de operação. Nesses casos, diz Hélio, é possível entrar em contato com operadores da ETA para solucionar as falhas sem comprometer o sistema.

Leia também