SAE Ourinhos

Notícias

SAE inaugura o novo laboratório da Estação de Tratamento de Água

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

As instalações do novo laboratório da Estação de Tratamento de Água foram inauguradas na manhã de quinta-feira (26). Entre as melhorias estão a instalação de pisos e azulejos, troca de pintura e adequação de espaços. O laboratório agora conta com banheiros masculino e feminino, uma copa equipada com geladeira e micro-ondas e uma sala de monitoramento de captação de água e nível de reservatórios. Para melhor eficácia no tratamento de água e economia de produtos químicos, o local ganhou um equipamento digital que controla níveis de flúor e cloro automaticamente.

Compareceram à inauguração dezenas de servidores e diretores da SAE, além de vereadores e assessores. Representando o Prefeito Lucas Pocay, o Superintendente da SAE, Inácio J.B. Filho, ressaltou a importância do novo laboratório para os funcionários da autarquia e para o abastecimento de água de Ourinhos.

“O laboratório da ETA, num raio de 120 Km hoje é referência. Hoje não passamos mais vergonha ao trazer visitantes. O laboratório é o coração da SAE. É daqui que sai a água para toda a população. Se aqui for bem, tudo vai bem. Essa valorização do espaço para o servidor e população foi muito importante”, diz.

A vereadora Raquel Spada representou o Presidente da Câmara Santiago de Lucas Ângelo e se surpreendeu com o novo espaço.

“Há mais de 30 anos esse laboratório não via uma reforma. Esse novo equipamento que mede flúor e água é importante porque antes era manual. A copa veio para valorizar os servidores. Os banheiros, a troca de pisos, tudo ficou muito bom. Estive aqui por diversas vezes. Era escuro, sem piso, desconfortável para os funcionários. Esse olhar humanizado é marca registrada da gestão Lucas Pocay, que sempre olhou com muito carinho para os servidores. Parabenizamos toda a equipe da SAE e o Superintendente Inácio, que tem se mostrado um grande gestor.”

Ronaldo de Oliveira Sampaio, Diretor de Operações da SAE, ressaltou a importância da nova Sala de Monitoramento.

“Aqui vamos monitorar a captação de água no Rio Pardo. Aqui da sala conseguimos ligar ou desligar o bombeamento, aumentar ou diminuir a vazão de água que chega na ETA, tudo automatizado. Também vamos monitorar à distância a situação dos reservatórios de água de Ourinhos. É um orgulho conquistar tudo isso, sempre com empenho do Inácio que nos cobra bastante. Essa reforma era necessária para adequar nosso laboratório aos novos tempos”, relata.

Hélio Serafim, químico e Gerente do Laboratório ressalta que no laboratório ocorre todo o trabalho de monitoramento com operações centralizadas, como análise do controle de qualidade da água.

“Há 30 anos não tínhamos intervenção de melhoria. Conquistamos equipamento automatizado para adição de produtos químicos, melhoria de instrumentos que utilizamos na bancada, além da nova infraestrutura, com piso, azulejos, novas salas e banheiros. Tudo isso valoriza muito o trabalho dos operadores”, diz.

Além de Ronaldo Sampaio (Operações) compareceram os diretores Edna Valentina Domingos (Administração), José Carlos Vieira dos Santos (Serviços Gerais), Lilian Rodrigues Mendes (Relacionamento) e Esdras dos Reis (Gestão de Resíduos). Os vereadores presentes foram: Raquel Spada, Gil Carvalho, José Roberto Tasca, Eder Mota, Valter do Nascimento (Latinha), Guilherme Gonçalves e Nilce Garcia.

Leia também