SAE Ourinhos

Notícias

SAE adota ações efetivas para reduzir índice de perda d’água ao nível nacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Combate a fraude de hidrômetros e furto de água, substituição maciça de hidrômetros defeituosos e trabalho intenso de geofonia para detectar vazamentos ocultos subterrâneos. Essas são as principais ações desenvolvidas pela SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos para reduzir o índice de perda d’água ao nível nacional, que é de 39,4%. Os trabalhos já surtem efeitos positivos. Em 2019, o índice de perda de água ao longo do processo de distribuição na rede de abastecimento chegava a 61%. Em 2020 a projeção extraoficial foi de 53,63% de perda. A meta para os próximos 3 anos é reduzir as perdas em 14,2%, sendo 6% em 2021, 4,5% em 2022 e 3,7% em 2023.

GEOFONIA

Diretoria da SAE decidiu em reunião realizada na manhã de terça-feira (22) intensificar os trabalhos de geofonia. Todas as terças e quintas-feiras, equipe vai percorrer ruas e avenidas de Ourinhos em busca de vazamentos. O trabalho começou logo após a reunião, contemplando cinco ruas do centro: Paulo Sá, Benjamin Constant, Dom Pedro, Lopes Trovão e Silva Jardim.

Os geofones são equipamentos que funcionam como uma espécie de ultrassom para detectar vazamentos ocultos subterrâneos. Os problemas identificados são catalogados e informados ao setor de serviços da SAE. Os geofones possibilitam identificar os locais exatos dos vazamentos facilitando a abertura das ruas e os consertos, ampliando a eficiência do abastecimento de água. O objetivo é percorrer todos os bairros da cidade.

COMBATE À PERDA

Além da aquisição dos geofones, a SAE criou um setor específico de combate à perda d’água com equipes que agora atuam em dois períodos. Pela manhã e durante a tarde fiscais percorrem os bairros da cidade para averiguar denúncias de hidrômetros adulterados. Os denominados “gatos” para burlar a medição são frequentes. Cerca de 20 Boletins de Ocorrência são registrados por mês. Além de ter a água cortada e responder criminalmente, o infrator recebe multa que pode chegar a R$ 5 mil. Só no ano passado mais de 280 autuações foram aplicadas.

Entre as adulterações mais comuns estão arames travando o medidor e hidrômetros invertidos. O furto de água está entre as principais causas da perda hídrica em Ourinhos. É água produzida e consumida sem pagamento, gerando prejuízos aos cofres da SAE.

SUBSTITUIÇÃO DE HIDRÔMETROS

Este ano já foram substituídos 3 mil hidrômetros defeituosos em residências de Ourinhos. A ação integra o Plano de Combate à Perda D’água que irá substituir os medidores parados, quebrados ou que não atendem as especificações do INMETRO.

Leia também