SAE Ourinhos

Notícias

SAE inicia trabalho com geofones para detectar vazamentos subterrâneos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos iniciou na manhã de segunda-feira (24) os trabalhos de campo utilizando geofones, equipamentos que funcionam como uma espécie de ultrassom para detectar vazamentos ocultos subterrâneos. As ações começaram pela Cohab, com a verificação de galerias pluviais e a escuta do subsolo em algumas ruas do bairro. Os geofones possibilitam identificar os locais exatos dos vazamentos facilitando a abertura das ruas e os consertos, ampliando a eficiência do abastecimento de água. O objetivo é percorrer de todos os bairros da cidade.

Desde o início da atual gestão a SAE vem tomando medidas para aprimorar a distribuição, combatendo a perda de água no município. Além da aquisição dos geofones, a SAE criou um setor específico de combate à perda d’água com equipes que agora atuam em dois períodos. Pela manhã e durante a tarde fiscais percorrem os bairros da cidade para averiguar denúncias de hidrômetros adulterados.

Os denominados “gatos” para burlar a medição são frequentes. Cerca de 20 ocorrências são registradas por mês. Além de ter a água cortada e responder criminalmente, o infrator recebe multa de R$ 510. Só no ano passado mais de 280 autuações foram aplicadas.

EQUIPE AMPLIADA

Com equipe ampliada e fiscalização mais rigorosa, a SAE já encontrou nos quatro primeiros meses deste ano mais de 120 fraudes em hidrômetros Entre as adulterações mais comuns estão arames travando o medidor e hidrômetros invertidos. O furto de água está entre as principais causas da perda hídrica em Ourinhos. É água produzida e consumida sem pagamento, gerando prejuízos aos cofres da SAE.

SUBSTITUIÇÃO DE HIDRÔMETROS

Este ano já foram substituídos 543 hidrômetros defeituosos em residências de Ourinhos. A ação integra o Plano de Combate à Perda D’água que, na primeira fase, vai trocar 2 mil equipamentos que registram consumo zero de água. Serão substituídos os medidores parados, quebrados e que não atendem as especificações do INMETRO .

Leia também