SAE Ourinhos

Notícias

DIA MUNDIAL DA ÁGUA – É hoje. Já repensou sua forma de utilizar a água? Assista à palestra.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Hoje, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Palestra virtual transmitida do auditório da Câmara Municipal aborda o tema “Água: Escassez e Gestão”. O evento começa às 10h e será transmitido ao vivo pelas páginas do Facebook da Prefeitura de Ourinhos (@prefeituradeourinhos) e da Câmara Municipal (@camaraourinhos).

A palestra será apresentada pelos professores Edson Piroli (Unesp) e Jakson Ferreira (Unifio) e terá como mediadora Mineia Cazari, especialista em educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura. O evento tem o apoio da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos.

CONSUMO

Em média, cada brasileiro consome 200 litros de água por dia para suprir suas necessidades. É uma quantidade elevada, maior que a recomendada pela ONU de 110 litros per capta. Os dados estão disponíveis nos sites da Agência Nacional de Águas e da organização não governamental WWF-Brasil.
Consumo elevado, desperdício, ausência de caixas d’água, vazamentos e furtos com adulteração de hidrômetros, são apontados como os principais fatores que ocasionam a perda de água na cidade. Ourinhos possui recursos hídricos disponíveis para captação. Investimentos para suprir a demanda futura são feitos constantemente. No entanto, o uso consciente da água ainda é um problema cultural e de difícil solução.

DESPERDÍCIO
Pesquisa elaborada em 2012 (dois anos antes da maior crise hídrica do Estado de São Paulo) revelou que 68% dos entrevistados em 26 estados do país reconheceram o desperdício como a principal causa para o problema de abastecimento de água. E que 48% admitiram gastar água com pouco controle. No entanto, o que espanta é que 95% dos entrevistados estão familiarizados com os métodos de economizar água. O levantamento foi feito pelo Ibope, a pedido da WWF-Brasil e banco HSBC.

OURINHOS

“Água Potável e Saneamento” e “Consumo e Produção Responsáveis” são dois objetivos estipulados pela ONU e que já são cumpridos pelo município de Ourinhos. Ambos integram a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um compromisso global assinado por 193 países, em 2015. O plano indica 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna dentro dos limites do planeta. No que se refere ao abastecimento de água, Ourinhos, que recentemente recebeu o selo Município Verde e Azul, já cumpre os objetivos estipulados.

CURIOSIDADES

– 2,6 bilhões de pessoas vivem em países em situação de estresse hídrico extremamente alto
– 400 regiões do planeta já estão vivendo sob condições de “extremo estresse hídrico”
– Escassez de água pode causar o deslocamento em massa, gerando conflitos

Leia também