SAE Ourinhos

Notícias

Vazamentos, ligações clandestinas e desperdício são as principais causas de perda de água.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A SAE pede para que a população fique atenta aos vazamentos sejam nas ruas, calçadas e mesmo dentro dos imóveis. Ao se deparar com vazamentos entre em contato com a SAE pelo fone 14 3302-1000 numero também disponível para Whatsapp.

Nos últimos três meses as equipes de manutenção da rede de água da SAE realizaram mais de 750 reparos de vazamentos, em ruas, calçadas, nos ramais domésticos e cavaletes. Dos pequenos aos grandes vazamentos todos representam perda de água tratada e, em sua maioria são descobertos econsertadosapós serem comunicados pela própria população à SAE.

A maior dificuldade para alcançar maior eficiência dos sistemas de abastecimento de água é o controle de perdas. É necessário esforços para diminuir o máximo já que; é quase que impossível zerá-las; e atingir os melhores índices nadiferença entre o volume total de água produzido e à soma do volume medido nos hidrômetros dos imóveis.

Calcula-se que pelo menos 40% da água tratada produzida na Estação de Tratamento de Água se perde por conta de vazamentos aparentes ou ocultos, ligações clandestinas , fraudes, furto e tambémpelo desperdício, ou seja, pelo uso não consciente da água.

Até bem pouco tempo a SAE não tinha condições de estimar e mesmo localizar os gargalos, os possíveis caminhos da água perdida, por não ter macromedidores instalados no sistema. Isso mudou a partir de 2019 com o investimento em 8 macromedidores instalados nasadutoras da ETA propiciando medições e comparações.

Programa de Redução de Perdas

Atravésdo programa de redução de perdas a SAE seguepriorizandomedidasde enfrentamentodo problema com ações do setor de fiscalização coibindo fraudes na ligação, a falta de hidrômetros e mesmo problemas de medição. Com as equipes de manutenção da rede de distribuição; onde se constata a maior parte de perdas de água no sistema, trabalhando dia e noite ininterruptamente reparando de pequenos a grandes vazamentos em toda cidade.

Esses vazamentos ocorrem desde as adutoras, extensões, interligações da redede distribuição até os ramais prediais, cavaletes etc. São várias as causas, seja pela degradação da rede por corrosão de canos e tubulações antigas que se rompem devido ao desgaste pelo tempo e flutuação de alta pressão; obras particulares em calçadas mal executadasque acabam danificando a rede de onde deriva os ramais para os imóveis entre outras interferências.

Leia também