SAE pede colaboração da população para colocar o lixo apenas nos dias em que ocorre a coleta

SAE pede colaboração da população para colocar  o lixo apenas nos dias em que ocorre a coleta

SAE pede colaboração da população para colocar o lixo apenas nos dias em que ocorre a coleta

A Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos (SAE) está solicitando o apoio da população para que respeitem o dia e horário para ser colocado o lixo para fora de sua residência nos bairros em que houve a mudança da coleta de lixo de diária para alternada, ocorrida em fevereiro deste ano. Isto porque, caso os moradores coloquem o lixo em dias e horários errados, o lixo além de trazer mau cheiro e a presença de moscas e animais peçonhentos, também poderá ser mexido por animais como cachorros provocando sujeira e bagunça na frente da casa do morador e também pela rua.
Esta mudança ocorreu para reduzir custos, uma vez que há menos funcionários na coleta de lixo e os veículos coletores passaram a ter sua capacidade integralmente aproveitada. Nestes setores em que a SAE mudou a coleta de diária para alternada, o valor da coleta diária ainda continua a ser cobrado neste ano, porque os moradores estão pagando pelos serviços já prestados no ano passado, quando tiveram a coleta diária. O cálculo da taxa de lixo é determinado sempre no exercício anterior que será rateado pelo número de residências cadastradas na SAE, sendo cobrados apenas no exercício seguinte, conforme determina a lei complementar nº 458 de 02 de dezembro de 2005. A SAE não tem como mensurar de antemão os valores a serem gastos com o Departamento de Limpeza Urbana e, nem tão pouco mensurar o quanto cada residência produz de lixo para cobrar individualmente os valores, como acontece nos serviços de água e esgoto. 

Coleta Alternada

Os bairros que passaram a ter coleta de diária para alternada foram: 



• 3ª feira, 5ª feira e sábado – Vl. Emília, Vl. Santo Antônio, parte do Jd. Santa Maria, parte do Jd. Ouro verde, parte do Jd. Paulista 
I e II, Jd. Tropical, Conj. Villagio, Nova Ourinhos I, Residencial Royal Garden, Vl. Soares, Conj. Monte Verde, Jd. Quebec e Chácara Santa Emília. O horário da coleta de lixo será a partir das 16 horas.
• 2ª feira, 4ª feira e 6ª feira – Residencial Pq. Gabriela, parte da Boa Esperança 2ª secção, parte do Pq. Minas Gerais, Jd. Independência, Vl. Moraes I e II, Conj. Hab. Residencial Costa e Silva, Jd. Matilde I, Jd. Santa Cecília, Jd. Bela Vista, Vl. Margarida, Vl. Sá, Jd. Paulista I, Jd. Alvorada e Nova Ourinhos. O horário da coleta de lixo será a partir das 16 horas.

Pesquisa em bares, lanchonetes e restaurantes

Diante da preocupação em oferecer um serviço de qualidade, a SAE também está realizando pesquisa junto aos proprietários de estabelecimentos comerciais da cidade, sendo nesta primeira etapa com bares, lanchonetes e restaurantes para verificar qual é o volume diário produzido de lixo com o objetivo de definir horários e dias diferenciados para a coleta de lixo, para que o lixo fique menos tempo possível exposto na rua para ser recolhido.

Outras Notícias