Ourinhos faz apresentação em Seminário Estadual Pró-Catador no Maranhão

Ourinhos faz apresentação em Seminário  Estadual Pró-Catador no Maranhão

Ourinhos faz apresentação em Seminário Estadual Pró-Catador no Maranhão

Representando a prefeita Belkis Fernandes, o superintendente da SAE, Haroldo Adilson Maranho juntamente com a presidente da cooperativa Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva participaram nos dias 24 e 25 de abril, em São Luís no Maranhão do Seminário Estadual Pró-Catador Maranhão. O convite para Ourinhos participar do evento foi feito pelo Governo Federal.
Haroldo e Matilde foram convidados a apresentar na tarde do dia 24 no Seminário Estadual, a parceria de sucesso existente entre a SAE e a Recicla, que resultou na premiação Cidade Pró-Catador em dezembro de 2013 na 4ª edição da Expocatadores. Sendo pioneiro no país, Ourinhos já atende ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos e mantém contrato entre a SAE e a cooperativa Recicla Ourinhos, onde os cooperados recebem pagamento mensal pelos serviços prestados.
O superintendente Haroldo destaca que foi importante a participação de Ourinhos no evento, pois no Maranhão ainda estão bem no início do processo e são carentes de orientações e informações. “A troca de experiência foi relevante, sentimos que os catadores do Estado do Maranhão necessitam de esclarecimentos e foi isso que fizemos ao explanar como conseguimos retirar os catadores do aterro e implantar a parceria com a cooperativa Recicla Ourinhos”, pontuou. Também participaram do Seminário Estadual os servidores da SAE, Márcio Alexandre T. Rodrigues e Kelly Bordinhon.
O evento foi promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Brasília e o Ministério Público Federal do Maranhão através da Secretaria Executiva do Comitê Interministerial para Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis (CIISC).



Pró-Catador Maranhão

O evento teve como foco discutir coletivamente as ações necessárias para a inclusão sócio-produtiva dos catadores de materiais recicláveis e o encerramento dos lixões como normatiza a Lei nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos e às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
    O fechamento dos lixões está previsto para acontecer até agosto, segundo determinação da Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Lei define as diretrizes relativas à gestão integrada e gerenciamento de resíduos reaproveitáveis, além das responsabilidades dos geradores de resíduos e do poder público, com foco nos instrumentos econômicos aplicáveis à nova situação gerada pelo encerramento das atividades dos lixões.

O convite

A cidade de Ourinhos foi convidada a participar do Seminário por ser exemplo de sucesso de inclusão social dos catadores na Política Nacional de Resíduos Sólidos e por ter recebido em dezembro de 2013, das mãos da presidente Dilma Rousseff na 4ª edição do Expocatadores São Paulo, o prêmio Cidade Pró-Catador, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República. Por conta desta premiação, a prefeita Belkis e a presidente da Recicla Matilde estiveram na Itália neste mês de abril, para conhecer iniciativas inovadoras de reciclagem.

Outras Notícias