Coleta Seletiva Solidária chega aos bairros Pacheco Chaves e Itamaraty

Coleta Seletiva Solidária chega aos bairros Pacheco Chaves e Itamaraty

Coleta Seletiva Solidária chega aos bairros Pacheco Chaves e Itamaraty

Uma grande mobilização aconteceu nos dias 29 e 30 para atrair a atenção dos moradores dos bairros Pacheco Chaves, Jd. Paris, Nossa Senhora de Fátima e Jd. Itamaraty que a partir do mês de junho passam a receber a coleta seletiva, assim como também divulgar a nova campanha “Coleta Seletiva Solidária – Reduza, Reutilize, Recicle” realizada pela Prefeitura de Ourinhos pelas Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente e Agricultura, Superintendência de Água e Esgoto e a cooperativa “Recicla Ourinhos”. 
Na manhã de sexta-feira (29), os moradores do bairro Pacheco Chaves assistiram a apresentação da fanfarra da EMEF Profº José Alves Martins, a apresentação do rapper MC Guerreiro e a peça teatral encenada por Cinthia Siqueira que abordou o tema “Reciclagem de lixo e cuidado com o espaço público”, falando sobre o descuido com o espaço público e a falta de consciência quanto à implicação da sociedade na preservação do ambiente, mesclando a invisibilidade do trabalho dos catadores e a indignação das pessoas com a sujeira da cidade. A ideia foi convidar o público a refletir sobre ações cotidianas que precisam ser transformadas.
No sábado, 30, houve apresentação das fanfarras das EMEFs José Alves Martins sob regência de Leandro Moraes e da EMEF Profª Jandira Lacerda Zanoni, sob regência de José Luiz Paixão, pelo Jd. Itamaraty, acompanhados dos cooperados da “Recicla Ourinhos” que aproveitavam para conversar com os moradores que saiam de suas casas para assistir a passagem das fanfarras. Foi a primeira apresentação da fanfarra da EMEF Jandira, que conta com a presença de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), motivo de orgulho para a escola municipal. 
O superintendente da SAE Haroldo Adilson Maranho acredita que as pessoas estão cada vez mais compreendendo a importância da reciclagem. “O intuito da campanha ‘Coleta Seletiva Solidária’ é fazer com que mais pessoas se sensibilizem e contribuam fazendo a separação do resíduo em casa para que vá apenas o resíduo orgânico para o Aterro. Também é importante que os catadores expliquem como se faz a separação do resíduo, porque ainda muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona. É muito bom poder contribuir para o bem do nosso meio ambiente”, destaca.
Durante os dois dias de trabalho, a equipe da coleta seletiva da “Recicla Ourinhos” foi de casa em casa abordando os moradores tanto do Pacheco Chaves quanto do Jd. Itamaraty explicando sobre o trabalho que será realizado a partir de agora nos bairros com relação a coleta seletiva como explica a presidente da cooperativa Matilde Ramos. “É muito importante este envolvimento do Poder Público que nos dá respaldo para trabalharmos e avançarmos na coleta seletiva na cidade, como agora que estamos expandindo para estes bairros que antes não tinham coleta seletiva. É importante que a população saiba que o que descartamos em casa e colocamos na lixeira não é simplesmente lixo, mas, sim, materiais a serem reciclados, transformados e aproveitados. Nós não encontramos mais latinhas nas lixeiras, vários outros materiais também estão seguindo o mesmo caminho da reciclagem e da transformação. Assim, o meio ambiente ficará menos poluído e podemos nos espelhar em muitos países que descobriram no aproveitamento do lixo uma grande riqueza”, ressalta.
A coordenadora da campanha “Coleta Seletiva Solidária” Kelly Bordinhon, chefe de Seção de Benefícios Sociais da SAE também esclarece que os resíduos sólidos considerados aptos à reutilização são os recicláveis e lixos secos (papel, plástico, papelão, garrafas e copos de vidro), portanto “o objetivo desta campanha é falar sobre o trabalho da coleta seletiva que se inicia pela primeira vez nesta região de Ourinhos, como também mobilizar as pessoas a aderirem ao programa”, disse. O servidor da SAE, Ronaldo Claro de Moraes também tem colaborado na divulgação da campanha.
A coleta seletiva ocorrerá no bairro Pacheco Chaves às quintas-feiras a partir das 08 horas e no Jd. Itamaraty às sextas-feiras, a partir das 08 h. Os bairros continuarão sendo atendidos pela coleta domiciliar regular nos mesmos dias e horários que o caminhão recolhe o lixo atualmente, porém, nesses dias, deverá ser colocado para a coleta somente o lixo úmido (restos de comida, cascas de frutas, legumes, folhas, papel higiênico, etc). Os resíduos secos, como papel, plásticos, metal, garrafas e potes de vidro, deverão ser colocados somente para a coleta seletiva. Mais informações podem ser obtidas na “Recicla Ourinhos” pelo telefone 3325-1644.

Outras Notícias