SAE Ourinhos

Notícias

Decreto contra desperdício de água completa 20 dias; SAE notifica 92 moradores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Decreto municipal que proíbe o desperdício de água em Ourinhos completou 20 dias em 8 de setembro. Desde então equipes de fiscalização da SAE já notificaram 92 moradores flagrados lavando a calçada ou garagem com mangueiras. A população está sendo orientada a usar água de forma consciente. O decreto foi publicado dia 20 de agosto motivando dezenas de denúncias todos os dias pelo telefone da SAE 3302-1000.

O infrator flagrado desperdiçando água será notificado. Em caso de reincidência, será autuado no valor que varia de R$ 1.051,80 a R$ 2.103,60. A multa será dobrada em caso de novo descumprimento do decreto. O infrator também pode ter a água cortada.

EXCEÇÕES

Ficam de fora das regras as atividades comerciais que comprovem a utilização de água como fonte de renda, como lava rápidos e obras da construção civil, por exemplo. Também estão autorizados os casos em que o uso da água sejam indispensáveis para a segurança ou saúde pública.

DENÚNCIAS

As denúncias sobre desperdício de água devem ser feitas pelo telefone da SAE 3302-1000 (mesmo número do WhatsApp), via e-mail atendimento@saeourinhos.com.br ou presencialmente na sede da autarquia, na Avenida Altino Arantes, 369, centro.

ALERTA

A SAE vem alertando a população sobre a crise hídrica enfrentada por dezenas de municípios desde o dia 17 de agosto, pedindo o uso consciente da água. Ao longo de uma semana foram feitas 12 postagens relacionadas ao tema nas redes sociais. Mais de 49 mil pessoas haviam sido alcançadas pelas publicações no Facebook da Prefeitura de Ourinhos, no Twitter e site da SAE. Foram mais de 3.100 engajamentos, entre curtidas, comentários e compartilhamentos. Em termos absolutos, o número de pessoas alcançadas corresponde a 43% da população de Ourinhos.

RESERVATÓRIOS

O alcance da mensagem e o número crescente de denúncias sobre desperdício mostram a empatia dos moradores de Ourinhos por um tema tão sensível que é o abastecimento. Ao contrário de diversas cidades da região, em Ourinhos os reservatórios seguem cheios e são monitorados 24 horas. Mesmo assim é preciso economizar, já que durante o calor o consumo aumenta. Também há o agravante de o nível do Rio Pardo estar em estado crítico. Se cair abaixo de 1 metro é preciso interromper a captação, o que criaria o caos na cidade: em 5 horas todos ficariam sem água e o sistema seria restabelecido após 40 dias.

Leia também