SAE Ourinhos

Notícias

MÊS DA ÁGUA – Escassez já é realidade em diversos países; palestra enfoca o manejo adequado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

2,6 bilhões de pessoas vivem em países em situação de estresse hídrico extremamente alto
– 400 regiões do planeta já estão vivendo sob condições de “extremo estresse hídrico”
– Escassez de água pode causar o deslocamento em massa, gerando conflitos

Países com regiões onde a escassez de água já é realidade:
México. Chile. Itália. Espanha. Turquia. África do Sul. Botsuana. Namíbia. Angola. Eritreia. Índia. Paquistão. Turcomenistão. China. Rússia.
PALESTRA
No dia 22 de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água, o professor da Unesp de Ourinhos Edson Luiz Piroli aborda o tema “Água: Escassez e Gestão” em palestra virtual transmitida ao vivo pela da TV Câmara. O evento começa às 10h e pode ser acessado pelo Facebook/camaraourinhos e YouTube pelo canal “TV Câmera Ourinhos”.
“Tratarei de questões gerais relativas à água, sua importância no dia a dia, para atividades econômicas e sua distribuição e acesso em nível de país, estados e municípios, com enfoque a partir das bacias hidrográficas. Também tratarei do manejo das águas visando a manutenção de sua quantidade e qualidade. Isso desde as fontes para abastecimento, passando pela distribuição e chegando ao gerenciamento dos efluentes”, relate Piroli.

A palestra com apoio da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos, será mediada por Mineia Cazari, especialista em educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura.

CAMPANHA
Ao longo do mês de março a SAE promove campanha de divulgação em suas redes sociais sobre o consumo consciente da água, recurso essencial para a manutenção da vida no planeta. Em muitos países o acesso à água potável já é crítico. No Brasil, também existem regiões precárias. É fato: se não usarmos de forma racional, a água vai acabar.
A palestra do dia 22 conta contempla o Programa Municipal de Educação Ambiental, as diretivas de Estrutura e Educação Ambiental, Esgoto Tratado e Gestão das Águas do Programa Município Verdeazul, bem como os ODS 4, 6 e 17 estipulados pela ONU.

Leia também

×