SAE Ourinhos

Notícias

MÊS DA ÁGUA – Água produzida pela SAE segue rigorosos processos de qualidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Relatório Anual da Qualidade da Água Consumida no Município referente ao ano de 2020 já está disponível no site da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos (baixe aqui). O material traz os detalhes das análises atestando que a água tratada e distribuída pela SAE segue rigorosos processos de qualidade atendendo integralmente aos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.

A SAE promove análises diárias de amostras de água coletadas em varis pontos da cidade. As análises consistem na verificação da turbidez, pH, cor, cloro, flúor e coliformes totais. O tratamento começa com de captação da água no Rio Pardo, que segue até a ETA (Estação de Tratamento de Água), onde passa por diversos processos até a distribuição.
TECNOLOGIA
Tecnologia de ponta utilizada no tratamento de água em Ourinhos gera economia de material, precisão nas dosagens de produtos químicos e o acompanhamento à distância de todo o processo. Por meio de um aplicativo no celular, o químico responsável pela ETA (Estação de Tratamento de Água) pode gerenciar e, se preciso, interferir no sistema que torna a água potável para todos os ourinhenses.

O sistema totalmente informatizado controla a aplicação de cloro e flúor, gerencia a turbidez da água e regula o pH (acidez) na captação e na saída da água, tudo à distância pelo aplicativo no celular.

A aplicação mais precisa de produtos químicos, elimina a intervenção do operador e impede o desperdício de materiais. A SAE testou a tecnologia durante seis meses e, em agosto de 2020, a implantou definitivamente na ETA.

Além de gerenciar o tratamento de água o sistema também emite um alerta quando ocorrem problemas, como falta de produto químico ou alguma outra falha de operação. Nesses casos, diz Hélio, é possível entrar em contato com operadores da ETA para solucionar as falhas sem comprometer o sistema.

SAIBA MAIS

O tratamento de água passa por sete etapas:

– Precipitação da Dureza: aplicação de produto químico capaz de reagir com a dureza da água facilitando a remoção de impurezas por meio de floculação.

– Floculação: é etapa na qual a água é submetida à agitação hidráulica para que as impurezas formem flocos maiores e mais pesados.

– Decantação: é o processo que permite a remoção dos flocos maiores pela ação da força da gravidade.

– Filtração: possibilita a completa remoção dos flocos após a passagem da água decantada por camadas de seixos rolados, areia e carvão.

– Desinfecção: adição de cloro à água para garantir a eliminação de bactérias.

– Fluoretação: adição de flúor à água para prevenção de cáries.

– Reservação: a água tratada segue para o reservatório e posteriormente é distribuída.

Veja abaixo os canais de comunicação da SAE. Siga-nos.

Site: www.sae-ourinhos.com.br
Facebook: facebook.com/prefeituradeourinhos
Twitter: @Sae_Ourinhos
YouTube: SAE Ourinhos – Oficial
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EYedNr4E3zq0V79jXWQknU
Newsletter: https://www.getrevue.co/profile/sae_ourinhos

Leia também

×