SAE Ourinhos

Notícias

Óleo de cozinha usado também é recolhido para reciclagem em Ourinhos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A coleta seletiva de lixo em Ourinhos não se limita apenas a materiais recicláveis, como pepel, metal ou plástico. A cooperativa Recicla em parceria com a SAE (Superintendência de Água e Esgoto) também promove o recolhimento de óleo de cozinha usado. Todos os meses cerca de 100 litros de óleo são coletados. A quantidade, apesar de pouca, auxilia na renda de 110 famílias que trabalham na cooperativa. O material é vendido para empresa especializada na produção do biodiesel, combustível que causa menos danos ambientais.

A Recicla em conjunto com a SAE pede a colaboração da população para que também destine óleo usado para a reciclagem. Óleo descartado na pia ou vaso sanitário, além de poluir as águas e dificultar o tratamento do esgoto, também entope tubulações. O correto é após o uso, armazenar em uma garrafa PET e destinar para a reciclagem quando o vasilhame ficar cheio.

A coleta seletiva de reciclados recupera mensalmente na área urbana da cidade, cerca de 390 toneladas de material que será separado e comercializado, gerando renda para centenas de famílias. São resíduos que deixam de ser enviados junto ao lixo orgânico à CTO (Central de Transbordo de Ourinhos) , representando economia aos cofres públicos.

A população pode colaborar com a coleta seletiva separando o lixo reciclável do orgânico. Veja aqui os dias e horários da coleta seletiva em cada bairro de Ourinhos.

Leia também

×