SAE Ourinhos

Notícias

SAE economiza recursos e otimiza o tratamento da água com gerenciamento informatizado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Tecnologia de ponta utilizada pela SAE (Superintendência de Água e Esgoto) no tratamento de água em Ourinhos gera economia de material, precisão nas dosagens de produtos químicos e o acompanhamento à distância de todo o processo. Por meio de um aplicativo no celular, o químico responsável pela ETA (Estação de Tratamento de Água) pode gerenciar e, se preciso, interferir no sistema que torna a água potável para todos os ourinhenses.

“O sistema totalmente informatizado controla a aplicação de cloro e flúor, gerencia a turbidez da água e regula o pH (acidez) na captação e na saída da água, tudo à distância pelo aplicativo no celular”, explica o químico Hélio Serafim.

A aplicação mais precisa de produtos químicos, elimina a intervenção do operador e impede o desperdício de materiais. A SAE testou a tecnologia durante seis meses e, em agosto de 2020, a implantou definitivamente na ETA.

Além de gerenciar o tratamento de água o sistema também emite um alerta quando ocorrem problemas, como falta de produto químico ou alguma outra falha de operação. Nesses casos, diz Hélio, é possível entrar em contato com operadores da ETA para solucionar as falhas sem comprometer o sistema.

Leia também

×