SAE Ourinhos

Notícias

Bombas de captação da Nova ETA estão prontas para entrar em funcionamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos continua com as ações de preparação, reforma e manutenção da estrutura existente no complexo da Estação de Tratamento de água que será aproveitada na construção da nova unidade de tratamento (ETA) ao lado da atual pela empresa BIO G Saneamento.

A SAE já fez a adequação da área onde será instalada toda a estrutura dos sistemas de coagulação, floculação mecanizada, decantação, filtração e desinfecção da nova estação.

Nos próximos dias a empresa dará inicio as obras de construção civil no terreno para na sequencia iniciar a montagem dos módulos metálicos em aço inox da unidade. Esta semana a SAE concluiu a revisão e manutenção dos equipamentos do sistema de captação 01 que bombeará água bruta do Rio Pardo para o sistema de purificação.

“A cabine da captação antiga foi reformada para poder estar utilizando para abastecer a nova ETA. Retiramos todas as 4 bombas e todos os motores, todas as válvulas, todos os registros e foram reformados. É preciso que os equipamentos funcionem com a máxima eficiência para garantir o envio da água do rio até os módulos de tratamento que vão tornar a água potável” explicou Samuel Graciano gerente de manutenção de bombas.

A captação 01 está localizada a uma distancia aproximada de mil metros e funciona por bombeamento, sistema chamado de recalque que transporta a água baixo para cima. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento com uma vazão de 1.400 metros cúbicos por hora.

Com atributos semelhantes às convencionais estações de tratamento de água, a nova ETA possui tecnologia de ponta que alia automação, qualidade e praticidade representando um acréscimo de 40% na produção de água para o sistema de abastecimento do município. É formada por estações modulares de baixo custo energético com capacidade de suportar elevados níveis de turbidez.

Leia também

×