SAE Ourinhos

Notícias

Nota sobre a qualidade da água de Ourinhos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

As companhias brasileiras, públicas ou privadas, responsáveis pelos Sistemas Públicos de Abastecimento de Água, destinados à produção e distribuição de água potável para consumo humano, tem que atender à Portaria nº 2.914 de 12/12/2011 do Ministério da Saúde – Procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. A SAE de Ourinhos atende a essa Portaria e todas as análises estão dentro dos limites preconizados pela Portaria.

Portanto comprova que a água de Ourinhos é própria para consumo humano, conforme já foi informado várias vezes. 

Cabe informar ainda que a SAE integra o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) ligado ao Ministério da Saúde, órgão fiscalizador externo que atua junto a laboratórios credenciados que emite laudos de análises das amostras enviadas pela SAE.

O SISAGUA tem como objetivo auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água decorrentes da presença de substâncias químicas como agrotóxicos, produtos químicos, metais, solventes etc. 

Matérias publicadas que tentam colocar medo na população são tendenciosas, pois não mencionam qual é a água: bruta ou tratada. 

No Município, a responsabilidade de vigiar/controlar a qualidade da água potável é da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária. A água bruta (Rio Pardo) é monitorada/controlada pela CETESB.

Leia também