SAE Ourinhos

Notícias

“Dia Mundial da Água” levou cerca de mil alunos a praça Melo Peixoto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A praça Melo Peixoto ficou repleta de estudantes na manhã e tarde da ultima quarta feira dia 22, data em que pela primeira vez a cidade de Ourinhos celebrou em praça pública o “Dia Mundial da Água” . Aproximada emente 1000  alunos de escolas públicas e particulares da cidade passaram pela praça central para participar do evento em atenção ao nosso mais precioso bem natural. Além da participação de estudantes o evento organizado pela SAE Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos e Prefeitura Municipal, em parceria com as  Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Cultura, contou na parte na manhã com a presença de educadores, secretários municipais e do prefeito Lucas Pocay.

A abertura oficial o evento iniciou-se com hino nacional e um breve discurso do chefe do executivo  que em meio a centenas de crianças e adolescentes fez o  plantio de duas mudas de arvores  “Ipê e “Jaracatiá”, a árvore símbolo de Ourinhos. O ato também foi em homenagem ao ex ferroviário e um dos pioneiros da radiodifusão ourinhense Jairo Teixeira Diniz. A seguir uma série de apresentações música e dança estendeu a programação até o período da tarde. 

A grande quantidade de crianças, jovens e adolescentes imprimiu um colorido e movimentação incomum a praça em plena quarta feira. O tema da “água” foi trabalhado antecipadamente em sala de aula e dezenas de desenhos e frases com a temática foram expostos um varal. Os trabalhos das crianças juntamente com uma maquete automatizada que reproduz as várias etapas do tratamento da água, chamava atenção de quem esteve na praça.

Durante a semana, outras  atividades em torno do tema também aconteceram de 2ª a 5ª feira, com centenas de alunos realizando uma série visitas monitoradas a  E.T.A – Estação de Tratamento de Água da SAE . Nos quatro dias centenas de alunos conheceram a estação onde puderam ver de perto o funcionamento, desde a captação no Rio Pardo até os tanques de decantação e todo o sistema de tratamento da água.  O superintendente da SAE Luis Augusto Nogueira Perino, salienta  que objetivo é de conscientização da importância de conservação, preservação, a difusão da idéia do uso racional e reflexão sobre a forma como valorizamos a água.

A ação inédita da Prefeitura de Ourinhos e  SAE em uma atividade concreta e  ampla em atenção ao dia Mundial da Água, tem o intuito de levar à discussão sobre os diversos temas relacionadas a água e para espalhar a consciência sobre esse bem natural. A sua importância em nossa vida diária como um recurso natural sem o qual, nem sequer podemos imaginar a existência de seres humanos e a vida em nosso planeta. A água é a nossa principal necessidade e de outros seres vivos.

Leia também