Sucesso marca ação de conscientização ambiental

 Sucesso marca ação de  conscientização ambiental

Sucesso marca ação de conscientização ambiental

Com o intuito de sensibilizar a população, a Prefeitura de Ourinhos, a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis ‘Recicla Ourinhos’, realizaram na última sexta-feira, 15, na Praça Mello Peixoto, a ação de conscientização ambiental da nova campanha lançada recentemente sobre separação de materiais recicláveis - “Coleta Seletiva Solidária: Reduza, Reutilize, Recicle”.
Diversas atrações musicais, culturais e esportivas sob coordenação da chefe de seção de Benefícios Sociais, Kelly Bordinhon foram apresentadas para atrair a atenção da população, sendo que a Secretaria Municipal de Educação participou com as fanfarras das escolas municipais EMEF Profº Dorotildes Bononi Gonçalves e EMEF Profº José Alves Martins e alunos da EMEF Profª Nilse de Freitas fizeram paródias sobre preservação do meio ambiente; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura auxiliou orientando a população sobre coleta seletiva e sua importância para a preservação do planeta; a Secretaria Municipal de Esporte participou com atividade de tênis de mesa com o professor Paulo Ramalho e apresentações de karatê com o professor Adilson Luiz de Oliveira; a Secretaria Municipal de Cultura levou parte da Orquestra Municipal com a presença do maestro Jefferson Bento; o professor Marrera realizou apresentação com o grupo de tai chi chuan; houve ainda apresentação de moda de viola com a dupla Vitor e Cavalcanti; músicas sertanejas com Alex e Vitória (servidora da SAE) e o cantor MC Vinícius Guerreiro cantou rap. A Associação dos Diabéticos de Ourinhos (ADO) participou realizando testes de glicemia gratuitamente e o evento ainda contou com a participação da entidade do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS).
As cooperadas da Recicla Ourinhos também estiveram presentes onde abordaram a população para entregar folders informativos explicando sobre a separação do lixo orgânico (restos de alimentos como carnes, frutas, verduras, dentre outros) do inorgânico (papéis, plásticos, vidros e metais). Nesta atividade, as cooperadas também contaram com a ajuda de representante da Associação de Moradores de Bairros do Conj. Hab. Orlando Quagliato.

Adesão à campanha 

A SAE investe cerca de R$ 140 mil mensais no sistema de coleta seletiva de Ourinhos, sendo considerado um modelo nacional de gestão ambiental e para que este trabalho continue dando certo, o superintendente da SAE, Haroldo Adilson Maranho destaca a importância da adesão dos munícipes para que a coleta seletiva seja ainda mais eficaz. “Esta ação busca atrair a atenção da população para aderir à campanha da coleta seletiva porque queremos despertar a consciência de que todos nós somos responsáveis pelo que produzimos de lixo, assim como o destino que damos aos mesmos. No momento em que cada um faz sua parte com um gesto 




simples como o de separar o lixo orgânico do inorgânico está contribuindo para a preservação do meio ambiente”, frisa.
A presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos está feliz com o resultado da nova campanha que tem trazido mais visibilidade ao assunto, inclusive tendo aumentado em 10 toneladas a quantidade de material reciclável coletado nas casas, mostrando que os munícipes estão mais receptivos a aderir à coleta seletiva. “Esta ação é um trabalho de ‘formiguinha’, onde chamamos a atenção da população para a coleta seletiva e aproveitamos para esclarecer dúvidas sobre a mesma. Na abordagem nas casas também percebemos que houve uma melhor receptividade em razão da mídia que está sendo realizada, tanto que em aproximadamente um mês de campanha houve um aumento de 10 toneladas à nossa média mensal, de 240 para 250 toneladas/mês e nossa meta é alcançar 300 toneladas/mês até agosto desse ano”, prevê Matilde.

Próxima ação de conscientização ambiental

Já está agendada para o dia 29 de maio, a próxima ação de conscientização ambiental nos bairros Pq. Pacheco Chaves e Jd. Nossa Senhora de Fátima que passarão a receber a coleta seletiva. A ação contará novamente com a participação da Prefeitura, da SAE, da Recicla Ourinhos, da Associação de Moradores de Bairros dessa localidade e EMEF Profº Jorge Herkrath.


Outras Notícias